Sustentabilidade

Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+

Porquê medir a Sustentabilidade?

O contexto global e nacional em que as empresas operam condiciona fortemente o seu desempenho. Por disporem de tecnologias, capacidade de inovação, recursos e competências, as empresas têm um papel chave a desempenhar na criação e implementação das soluções sustentáveis. Mas as empresas e os negócios requerem sociedades fortes e saudáveis para poderem prosperar, sendo, por isso, urgente enfrentar os desafios mundiais da sustentabilidade como a pobreza, a instabilidade social, as alterações climáticas e a degradação ambiental.

Medir e informar sobre o desempenho empresarial em temas relevantes para trajetórias de sustentabilidade, são componentes essenciais para a transformação. De acordo com o WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, o efeito de escala das soluções não ocorrerá sem que haja um conhecimento sólido do que funciona e do que não funciona. Ter sistemas de medição implementados é fundamental para obter essa perspetiva.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial do Observatório de Sustentabilidade Empresarial do BCSD Portugal é um bom ponto de partida, pois permite que as empresas realizem um diagnóstico do desempenho em sustentabilidade, assegurando a monitorização anual.