Quem Somos

Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+

Observatório de Sustentabilidade Empresarial

É uma iniciativa do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, em colaboração com o Instituto Superior Técnico. Criado em 2008, é uma estrutura de observação, análise e avaliação do desempenho sustentável das empresas que integram o BCSD Portugal.

O Observatório de Sustentabilidade Empresarial identifica as tendências das empresas no que respeita ao desenvolvimento sustentável e partilha as melhores práticas empresariais, quer em termos setoriais, quer em termos gerais.

A base do Observatório de Sustentabilidade Empresarial é o Índice de Sustentabilidade Empresarial, uma ferramenta que mede o desempenho e identifica as necessidades das empresas membro do BCSD Portugal ao nível da sustentabilidade. Identifica também os pontos fortes e pontos a melhorar da estratégia de sustentabilidade de cada uma das empresas participantes e de cada setor.

Com o apoio do Programa Cidadania Ativa/EEA Grants, no montante total de 104.765,66€, o Observatório de Sustentabilidade Empresarial retoma atividade em 2014, destacando-se o lançamento da terceira edição do Índice de Sustentabilidade Empresarial.

 

Em parceria com o Instituto Superior Técnico

Em 2008, o Instituto Superior Técnico (IST) desenvolveu para o BCSD Portugal, um projeto designado por Observatório de Sustentabilidade Empresarial. O desenho do projeto incluiu a conceção e desenvolvimento de um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), como instrumento de monitorização e comunicação do desempenho sustentável agregado das empresas membro do BCSD Portugal.


Os objetivos da parceria entre o BCSD Portugal e o IST passam por assegurar o desenvolvimento institucional do Observatório de Sustentabilidade Empresarial, e reforçar a eficácia da atuação do BCSD Portugal, através de um quadro de avaliação do desempenho em sustentabilidade, alicerçado em bases científicas sólidas e representativas das diferentes sensibilidades setoriais.

O BCSD Portugal é responsável pela execução global do projeto, contando com o IST para o acompanhamento e atualidade científicos e robustez no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.