Bem vindo ao OSE

Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+
Luis Serrano, Presidente da Direção do BCSD Portugal
Fernanda Pargana Secretária Geral do BCSD Portugal

Luis Serrano
Presidente da Direção do BCSD Portugal

Fernanda Pargana
Secretária Geral do BCSD Portugal

A sustentabilidade é um caminho de grandes oportunidades para as empresas que querem antecipar e mitigar riscos, ser competitivas e construir um futuro melhor para si próprias e para quem as rodeia. Esta é uma evidência para as muitas empresas que já iniciaram este percurso.

O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável – BCSD Portugal, tem por missão promover este processo e desenvolver ferramentas que acelerem, de forma conjunta e individual, o caminho para o desenvolvimento sustentável empresarial, uma condição para o progresso económico e o bem-estar social

Medir, avaliar e identificar soluções, são práticas indispensáveis para fazer a demonstração de que a sustentabilidade é um bom negócio para as empresas e, nessa medida, para investidores, colaboradores, fornecedores e clientes, consumidores e todas as entidades que interagem com as empresas.

O Observatório de Sustentabilidade Empresarial (OSE) é uma resposta bastante completa a este desafio. O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), uma ferramenta deste Observatório desenvolvida em parceira com o Instituto Superior Técnico, tem características únicas, porque incorpora as mais recentes evidências académicas e, igualmente, as melhores práticas empresariais, tendo por isso uma grande adesão à realidade das empresas, qualquer que seja o sector ou a dimensão.

O ISE ajuda cada empresa participante, individualmente, a identificar os seus pontos fortes e aqueles a melhorar, no seu contexto sectorial e no plano global.

É também uma importante ferramenta de diagnóstico global do BCSD para evidenciar o percurso dos seus membros nos temas do desenvolvimento sustentável. Nesta tarefa, conta com o Conselho Consultivo, um organismo com uma representatividade bastante rica e diversificada, garante de que um conjunto muito relevante de stakeholders contribui, beneficia e ajuda a amplificar os resultados deste índice.

O Observatório de Sustentabilidade Empresarial é uma estrutura essencial para medir e melhorar o progresso da sustentabilidade, pois se não medimos não podemos melhorar o desempenho. É uma exigência crescente dos nossos membros e uma forma inovadora em Portugal de ajudar as empresas no seu desenvolvimento económico e social.