Índice de Sustentabilidade Empresarial

Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+

O Índice de Sustentabilidade Empresarial torna visível e claro o contributo dos membros do BCSD Portugal para o desenvolvimento sustentável do país. As áreas de diagnóstico do Índice de Sustentabilidade Empresarial são cinco: liderança estratégica, capital humano, produção e consumo sustentável, energia e clima e biodiversidade e serviços dos ecossistemas.

Cada área de diagnóstico centra a avaliação nos seguintes temas:

5-areas-de-diagnostico-OSE2

As conclusões do Índice de Sustentabilidade Empresarial permitem extrair resultados individuais, setoriais e globais. Apenas podem participar no Índice as empresas membro do BCSD Portugal.

Em 2008, ano de lançamento do Observatório de Sustentabilidade Empresarial, o Índice de Sustentabilidade Empresarial foi submetido a um teste-piloto realizado junto de uma amostra selecionada de 20 empresas membro do BCSD Portugal. A informação foi obtida através de inquérito e reuniões de auscultação – workshops e reuniões setoriais. Em 2008, não houve apuramento de resultados. Em 2009 e 2010, o Índice já decorreu como decorre hoje e foi uma ferramenta muito relevante no diagnóstico das práticas de sustentabilidade das empresas.